30.5.12

Noemi Jaffe e Leda Cartum: "Poemas fios de ovos"




"nunca gostei de fios de ovos"


nunca gostei de fios de ovos
me pareciam oleosos;

ela não, sempre gostava deles
do amarelo de sua pele

do brilho dos seus cordões
de passá-los em grupos de dois

ou três, se ela assim quisesse.
gostava também de outros doces

mas quase sempre de ovos
patos, cobras, fósforos

o problema é que eu, doceira
não tenho habilidade na área

dos ovos. e esses doces de fios
eram caros, difíceis.

mas mesmo sendo raros
ela se fartou de chupá-los

hoje ela é grande, uma adulta
não come mais doces, só frutas

os fios de ovos da padaria
estão em silêncio na memória

dela e minha, guardados
devem estar misturados

com outros fios, elétricos,
químicos, líquidos

mas não tem importância
que fiquem assim na lembrança

ainda não sei fazê-los
nem quero; chega lembrá-los.

Noemi Jaffe

Noemi Jaffe é escritora, autora de Todas as coisas pequenas (São Paulo: Hedra, 2005)e Quando nada está acontecendo (São Paulo: Martins Fontes, 2011).




"minha mãe não me fazia fios de ovos"


minha mãe não me fazia fios de ovos
mas sempre me pegou no colo

mesmo que ela procurasse
me agradar com mais que chocolate

o que mais gosto nela é de outra ordem
é antes qualquer coisa que me foge

à explicação porque não é isto
que está na ideia ou no juízo

não está nos fios ou no detalhe
já que integra uma outra arte

a de saber sem precisar afinar
ou afiar ou refinar o que já está

feito: um saber de antes do ovo virar fio
e que por isso cobre em qualquer frio

saber de raiz, de pedra e mãe
que percebe das coisas o tamanho

e não procura ser o que não é
é um saber que se come de colher

em porções sempre generosas
cheias de excessos e de sobras

minha mãe me ensina a não enganar a fome
e a sempre ir com tudo porque tudo pode

minha mãe me ensina a comer o ovo inteiro:
a clara, a casca, a gema e o recheio.

Leda Cartum

Leda Cartum é escritora, autora de Pequeno dicionário calendário (no prelo).

Nenhum comentário: